Proposta de Cena - Convidando o publico para brincar (disciplina Dramaturgia Cênicas - Marcus Mota)
Na disciplina "Dramaturgias Cênicas" ministrada pelo Professor Dr. Marcus Mota no doutorado, ele propõe que apresentemos ao final do semestre uma videocena ou performance utilizando as propostas dos Sound Studies que trabalharemos ao longo do curso. Decidi aproveitar essa oportunidade para criar uma das cenas do meu solo. Até o momento a ideia vai no seguinte sentido:
Aproveitando que o público já vai estar com os sinos na mão da cena do chapéu eu daria gradativamente à outras pessoas mais alguns instrumentos e pediria para que eles compusessem algo. Enquanto a sonoridade fosse sendo construída pelo público eu pegaria um monte de tinta, spray, canetões, etc... e começaria a pintar um painel tentando traduzir visualmente o que se faz sonoramente. Poderia ser um painel no chão ou então um painel vertical, não sei.
O texto da cena seria falando da transposição dos sentidos e de como o som penetra na nossa alma e pode se traduzir para qualquer coisa. (contudo, seria interessante que não tivesse texto como o principal elemento da cena).
Também posso acionar um microfone com o pedal de loop que grava as intervenções do público e os transforma em música.
Mas a ação da cena é pintar e falar o texto.
Ao final teremos uma obra pintada que também pode ser leiloada para o público ao final do espetáculo. Caso ela se acumule ao longo das apresentações também podem ser parte da cenografia. Isso se tornaria a cenografia rotativa, pois algumas obras iriam ser substituídas por outras.
Também o texto pode falar sobre essa efemeridade das obras humanas. Como tudo é como o som. Como tudo é passivo de ser transformado. E a nossa passagem efêmera por este mundo pode ser trágica, cômica, agradável, desagradável, mas sempre apenas uma passagem.
Talvez eu pudesse ter um técnico que comandasse
Ouvindo as cores (experimento da google):
https://artsandculture.google.com/experiment/sgF5ivv105ukhA
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