Pintura: a Dança do Som - Organização da cena Multissensorial da disciplina Dramaturgias Cênicas





Título provisório

Ver o som?



O que será realizado

Estimularei o público a realizar sonoridades utilizando tanto os elementos que eles já tiverem a disposição (voz e corpo) quanto instrumentos que eu vou entregar para eles.

A partir dessas sonoridades realizarei uma movimentação (Dança) utilizando elementos das artes plásticas (pinceis, grafitti, tinta, canetões, etc...). O resultado da dança inspirada no som será a impressão gráfica desses movimentos em uma grande tela que pode ser tanto vertical quanto no chão (isto ainda está para ser definido). Utilizarei uma teoria das formas e cores baseada em Kandisnky para determinar como deve ser realizada essa transformação da experiência sonora primeiro em dança e depois em pintura.

Penso na possibilidade de ter um texto falado abordadando o tema da transposição dos sentidos e de como o som penetra na nossa alma e pode ser traduzido para qualquer coisa, contudo, gostaria de que o texto não fosse o principal elemento da cena. Uma possibilidade para isso seria que o próprio som produzido pelo texto fosse transcrito simultaneamente na tela pelo performer.




Objetivos/Metas

A proposta é explorar a ideia da transposição de experiências sensoriais por meio de uma performance que integre som, dança e pintura.

De alguma forma essa cena é um experimento que fomenta o que eu gostaria de fazer na pesquisa: Estruturar a minha teoria técnica para o ator baseada em movimento e som. No movimento tem contida a imagem que tem as cores. Assim como Kandisnky fez a sua teoria das formas e das cores para pintar eu quero estruturar a minha teoria da criação como ator que enquanto técnica procura viabilizar uma estética multissensorial




Produção

  • Equipe:Performer: Flávio Café
    • Sonoplastia: o público
    • Operador de Som: ainda a definir se há necessidade de um.
    • Direção/provocação: Márcia Duarte
  • Local: CEN/UnB, possivelmente no gramado para possibilitar usar as tintas de forma mais livre.
  • Horário: a definir junto ao Cometa Cenas
  • Registro da apresentação: Por meio de câmera de celular fixa.
  • Registro do processo criativo: todos os encontros da equipe serão registrados em mídia audiovisual e postados neste blog juntamente com uma descrição e reflexões por escrito.
  • Quanto: Pretendo utilizar um orçamento de até 400 reais para a compra de materiais de pintura para a cena e possíveis eventualidades.
  • Elementos cênicos utilizados: Telão, tintas, pinceis, canetões, grafitti, microfone, pedal de loop, tripé, pedestal, celular para registro, extensões, mesa de som simples. Caso a apresentação seja noturna: dois set-ligths ou 4 Par LED.
  • Cronograma:
    • Maio: leitura das fontes e primeiros experimentos
    • Junho: experimentos já com os materiais definitivos
    • Julho: apresentação


Referências


KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha sobre Plano.
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte.
MOTA, Marcus. Entre Música e Pintura.
















Comentários

Postagens mais visitadas